O MS Word é um processador de texto, do pacote do Office, com o qual podemos criar e editar documentos de texto. Na sua área de trabalho podemos ver várias barras, sendo de destacar duas principais:
- Barra de separadores
- Barra de ferramentas
De acordo com o separador escolhido (Base, Inserir, Esquema de Página, …) aparecem, imediatamente abaixo da barra de separadores, as ferramentas ligadas ao mesmo.
Os separadores mais utilizados são:
- Base – através do qual podemos formatar e dar as propriedades a blocos de texto seleccionados; …
- Inserir – através do qual podemos introduzir objetos no documento (tabelas, imagens, formas, diagramas/smartArt, …), caixas de texto; dar propriedades especiais a texto seleccionado (Capitular, wordArt, …); cabeçalho e rodapé; número de página; …
- Esquema de Página – onde podemos definir propriedades do documento (margens, orientação, tamanho, indicar vários tipos de quebras,…); limites de página; …
- Referências – onde, entre outros, podemos introduzir as notas de rodapé ou os índices no documentos; …
- Ver – onde podemos indicar os modos de visualização do documento na área de trabalho, algumas barras que aparecem; …
No caso de termos um objecto seleccionado aparece a barra formatar, na qual podemos dar as propriedades a esses mesmos objectos.
No caso de cabeçalho e rodapé aparece a barra estrutura, na qual podemos definir algumas das propriedades do cabeçalho e/ou do rodapé do documento.